A Ledterapia é a emissão de luz de baixa potência para desencadear alterações fotoquímicas nas estruturas celulares que são receptivas aos fótons.
Como funciona?
O mecanismo de ação da ledterapia envolve basicamente a transformação da energia luminosa para uma resposta fisiológica específica.
A energia luminosa age nas mitocôndrias, mas especificamente no Citocromo C Oxidase. Quando o Citocromo C Oxidase absorve a luz, ocorre a liberação do óxido nítrico, aumento da produção de adenosina trifosfato (ATP) e espécies reativas de oxigênio .
Essas alterações da mitocôndria são acompanhadas de outras respostas do núcleo, do citoplasma, da membrana e do interstício, como:
- Aumento da produção de proteína;
- Fatores de crescimento;
- Sinalizadores anti-inflamatórios;
- Fatores anti-apoptóticos;
- Da permeabilidade da membrana;
- Vasodilatação;
- Aumento no aporte de nutrientes e oxigênio.
Qual LED devo usar?
Cada cor de LED tem propriedades próprias e são utilizados para diferentes terapias.
- LED Azul: ação bactericida, pele oleosa e acneica, hidratação tecidual, iluminação facial e efeito clareador.
- LED Âmbar: Síntese e remodelamento de colágeno, ação lifting, microcirculação e nutrição do tecido.
- LED Vermelho: Atua na microcirculação, radicais livres (ação antioxidante), síntese de colágeno, reparo e regeneração tecidual, efeito analgésico, anti-inflamatório, biomodulador celular, drenagem linfática, redução de medida, melhora da celulite e estímulo da lipólise.
- LED Infravermelho: Estimula o sistema imunológico, sistema linfático, promove bioestimulação de tecidos profundos (ossos, cartilagens, tecido nervoso), ação analgésica e anti-inflamatória e também favorece a penetração de princípios ativos (cosméticos e fármacos)
Existem contraindicações da ledterapia?
- Histórico de Fotossensibilidade (dermatoses)
- Câncer de pele;
- História pessoal de Câncer no local;
- Grávidas e Lactantes;
- Glaucoma.