Ventosaterapia

É um dos métodos terapêuticos utilizados na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mediante o qual uma ventosa é colocada por sucção sobre a superfície da pele. Este método tem como funções principais esquentar e promover a livre circulação da energia do corpo, diminuir a tensão muscular e aliviar a dor.

Qual a origem deste tratamento?

Utilizadas desde o antigo Egito, as ventosas são também mencionada nos escritos de Hipócrates e foram praticadas pelo povo Grego no século IV A.C.

O uso de ventosa no Oriente foi desenvolvido com base na acupuntura, já no Ocidente antigo era um elemento terapêutico corriqueiro e de grande valor, pois na falta de outros elementos da ciência, a ventosaterapia era utilizada praticamente na cura de todas as doenças.

Quais os princípios segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC):

Baseado no princípio oriental ‘água parada apodrece’ foi criada a ventosaterapia. Segundo a MTC – Medicina Tradicional Chinesa, as toxinas são acumuladas pela sujeira da água, dos alimentos, ou emoções desequilibradas.

A estagnação do sangue (acúmulo/ retenção) nos músculos das costas ou das articulações é considerada pelas Medicinas Orientais como um dos elementos causadores de doenças.

É tida como o “Tratamento Negativo”, que consiste em trazer as células doentes do sangue, do interior do corpo para a superfície, através de fortes absorções. Este método recupera as células doentes.

A ventosa tem a mesma fisiologia da troca gasosa do pulmão e dos rins, desse modo, elimina os gases e toxinas estagnados no corpo pela pressão negativa produzida pelo vácuo, torna o sangue bioquimicamente equilibrado, com o pH das células homogeneamente estável.   

Além disso, o processo promove microlesões e rompimento de células que acabam liberando para o tecido antes pouco irrigado pelo sangue (estagnado) os agentes anti-inflamatórios endógenos.

Como é feita a Massagem com ventosas?

Primeiramente é aplicado um óleo terapêutico sobre a superfície da pele a ser massageada, a fim de lubrificá-la e facilitar o deslizamento da ventosa.

A seguir é posicionada a ventosa na pele e então, são aplicadas as técnicas comuns de massagem em tecidos moles do corpo, tais como costas e coxas.

As manobras feitas pelo terapeuta são aplicadas com o propósito de produzir efeitos no sistema nervoso, no funcionamento dos órgãos internos, nos músculos (relaxando,aumentando a flexibilidade e retirando adesões e fibrose), na circulação local e geral do sangue e da linfa (reduzindo edemas).

Além disso, esta massagem permite remover a pele ressacada pela abertura dos poros e pela transpiração.

Quais as indicações clínicas para este tratamento?

  • Relaxar e combater o estresse, relaxamento físico e mental;
  • Aliviar o cansaço;
  • Eliminar os nódulos de tensão;
  • Aliviar dores musculares, nevralgias, artrites, lombalgia etc;
  • Facilitar movimentos articulares;
  • Manter a flexibilidade dos músculos e evitar fibrosidades e adesões;
  • Aliviar problemas de reumatismo;
  • Melhorar a circulação sanguínea (“limpeza” e reequilíbrio do pH sanguíneo);
  • Favorecer a respiração da pele, facilitar as trocas gasosas nos tecidos periféricos;
  • Acabar com formigamentos e dormências nos membros superiores e inferiores;
  • Mobilizar as secreções dos pulmões.

A ventosaterapia também é empregada em Tratamentos Estéticos?

  • Melhorar o aspecto de cicatrizes cirúrgicas;
  • Reduzir a celulite;
  • Reduzir a gordura localizada

Quais as vantagens da ventosaterapia?

  • As ventosas podem ser utilizadas em associação com outras terapias reforçando a efetividade destas, como acupuntura, moxabustão, alimentação natural, exercícios físicos, Pilates;
  • É um tipo de terapia não invasiva;
  • Pode ser aplicada em pessoas de todas as idades.

Como é uma sessão de ventosaterapia?

Cada sessão dura cerca de 30 minutos. O ambiente terapêutico é especialmente preparado com uma música suave e aromaterapia.

Quantas sessões eu devo fazer?

“O Oriental diz que ’em uma árvore, nenhuma folha é igual a outra’. Por esta razão, o tratamento difere de uma pessoa para outra. Mas em vias de regra, usamos como parâmetro o tratamento de pelo menos 10 para atingir os objetivos”, finaliza.

Precauções importantes:

Para que o tratamento de ventosa seja bem sucedido é necessário orientar o paciente para que ele, em parceria com o tratamento, controle a alimentação, beba bastante água, visando auxiliar na fabricação de sangue com qualidade.

Uma aplicação não deve ser realizada em um intervalo de tempo muito distante da outra para não se perder o efeito do tratamento.

Existem contraindicações?

É contraindicada para casos de câncer, febre alta, convulsões, cólicas, alergias na pele ou quaisquer outros problemas dermatológicos (dermatites, psoríase, micoses) inflamações ulceradas, ferimentos recentes, no abdômen e região lombar em gestantes.