Moxaterapia

A moxabustão é uma técnica que consiste em aquecer regiões ou pontos de Acupuntura através da queima de uma erva medicinal chamada Artemísia vulgaris ou sinensis.

É indicada para o tratamento das doenças provocadas pelo frio e umidade segundo o diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), principalmente, e para evitar a penetração destes quando a energia vital enfraquece, sendo indicada também para situações de deficiência de energia em doenças crônicas. A liberação desta energia pode ajudar no tratamento de algumas doenças físicas tipo dor nas costas, enxaqueca e artrite, por exemplo, além de auxiliar na recuperação do bem-estar mental. Sua finalidade na MTC é promover a melhora na circulação da energia (Qi) e sangue (Xue), otimizando a nutrição dos órgãos e vísceras (Zang Fu).

Geralmente, este tipo de terapia não causa nenhum efeito colateral, pois é um procedimento natural e não provoca dor.

Indicações Terapêuticas Principais:

Tratamento de Anemias, estados de fraqueza física e mental e melhora do estado imunológico.

Dores em geral como cólicas, cefaleia, dor nas costas, musculares, reumatismo

Problemas crônicos como artrite reumatoide e fibromialgia;

Problemas gástricos como debilidade do estômago, diarreias, constipação, enterites, flatulências, gastrites

Problemas neuropsicológicos como estresse, epilepsias, depressão, angústia, ansiedade, medo

Problemas menstruais, ginecológicos e andrológicos, como infertilidade, impotência sexual e frigidez.

Problemas respiratórios como rinite, bronquite, asma e inflamação da garganta.

Problemas de pele como psoríase, acne e eczema.

Problemas urinários em geral.