Auriculoterapia

O princípio da Auriculoterapia chinesa

Está baseado na idéia de que a orelha é uma representação completa do resto do corpo (reflexologia). 

Sendo assim, na orelha existe um ponto reflexo para todas as zonas do corpo e sua forma representa a posição de um feto invertida, onde o lóbulo da orelha é a cabeça, o interior é o abdômen onde estão os órgãos internos e a borda auricular representa a coluna e os membros.

A história da Auriculoterapia chinesa

Dentro dos microssistemas da Acupuntura, é, na atualidade, um dos mais populares, tanto dentro como fora da China. 

Provavelmente por seus excelentes resultados e por não ser invasivo.

Dentro da auriculoterapia existem diferentes tendências, ou protocolos de tratamento e estudo. Estas diferentes tendências surgem do que chamamos escolas. Ou seja, existe a escola francesa, desenvolvida por Nogier nos anos 50; e as escolas chinesas que têm por princípio os conceitos da MTC. 

Na auriculoterapia chinesa destaca-se a experiência acumulada em 50 anos de estudos e trabalho da professora Huang Li Chun. 

A escola da professora Huan diferencia-se das demais por além de destinar-se ao tratamento de patologias, ter através dos estudos realizados no seu centro de pesquisas localizado nos EUA, desenvolvido um protocolo muito confiável de diagnóstico.

Ou seja, quando uma zona corporal perde seu equilíbrio fisiológico podem detectar-se nos pontos correspondentes a essa zona alterações. 

Acupuntura e Auriculoterapia

A auriculoterapia é um sistema independente dentro da Acupuntura e pode ser utilizado como única forma de tratamento.

Utilização/ Aplicabilidade

Serve para tratar e prevenir enfermidades do corpo todo e é realizada através da estimulação de mais de 120 pontos reflexos que se encontram em cada uma das orelhas, os quais estão relacionados com diversas áreas e funções fisiológicas.

 A auriculoterapia pode ser usada tanto para tratamento de enfermidades agudas quanto crônicas.

A Auriculoterapia pode tratar cerca de 200 enfermidades, dentre as quais estão:

  • Dores em geral – cefaleias e enxaquecas, neuralgias, dores de parto, dor pós-operatório, gastralgia, pós-traumático, cervicalgias, lombalgias, dor nos membros (braços e pernas), ciatalgias etc;
  • Transtornos neuropsíquicos – depressão, ansiedade, insônia, estresse, neurastenia, dependência química (alcoolismo, tabagismo, drogas ilícitas) etc;
  • Transtornos funcionais/ fisiológicos – hipo e hiperacidez estomacal, constipação, dismenorréias, dispepsias, úlceras gástricas e duodenais, gastrite, colecistite, cardiovasculares, respiratórios, geniturinários, etc.
  • Alergias – asma, rinite, dermatites etc;
  • Estética – manchas, acne, antienvelhecimento.

Método

O Método consiste basicamente na estimulação dos pontos auriculares através de sementes vegetais duplas de colza (em vez de mostarda ou outros materiais que possam causar alergias ou ferimentos) coladas junto a pele por pequenos pedaços de esparadrapo de cor bege.

Dessa forma, é possível reorganizar a energia que circula pelos meridianos do corpo (Meridianos estudados pela Medicina Tradicional Chinesa) para devolver a vitalidade perdida.

Forma de tratamento

  • A estimulação dos pontos é feita através de sementes vegetais duplas de colza (em vez de mostarda ou outros materiais que possam causar alergias ou ferimentos) coladas junto a pele por pequenos pedaços de esparadrapo de cor bege;
  • O paciente deve estimular os pontos fazendo uma leve pressão com os dedos sobre as sementinhas 5 vezes por dia;
  • Sessões 1 vez na semana;
  • Descanso dos pontos de pelo menos 24 horas ;
  • Ciclo de 5 a 10 sessões.

Vantagens do tratamento por sementes

  • Método não invasivo;
  • Sem riscos de infecção;
  • Maior área de abrangência dos pontos;
  • Também envolve o diagnóstico e a prevenção de muitas patologias;
  • Maior número de pontos tratados;
  • Os efeitos da aplicação podem durar até 7 dias.

Diagnóstico auricular

  1. Inspeção – Observação morfológica;
  2. Palpação – reação à dor e surgimento de marcas pós-palpação;
  3. Exploração elétrica – aparelho que observa a resistividade elétrica de cada ponto.