Intradermoterapia capilar

A Calvície, ou Alopecia Androgenética – seu nome científico – afeta tanto homens quanto mulheres. Porém, ainda que ambos os sexos tenham a mesma carga genética para a doença, ela se manifesta de forma diferente em cada caso. Nem toda queda de cabelo pode ser considerada Calvície, outros agentes, como o estresse físico e emocional, medicamentos e doenças sistêmicas, podem também contribuir para que os cabelos caiam.

Tratamento

A Intradermoterapia Capilar (também conhecida como Mesoterapia capilar) nada mais é que a aplicação de medicamentos injetáveis, ou seja, algumas picadinhas na área a ser tratada do couro cabeludo. Esse tratamento pode ser feito com intervalos mensais ou semanais, o que dependerá do diagnóstico de cada paciente. É válido ressaltar que a Intradermoterapia Capilar produz ótimos resultados, mas não é indicada para todos os casos de queda de cabelo.

Se for indicado o tratamento, este pode ser associado também com medicamentos tópicos de manutenção ou mesmo tratamentos a laser ou o LED, Carboxiterapia e Vacuoterapia, o que gerará resultados ainda melhores.

A Intradermoterapia Capilar ajuda a prevenir novas quedas de cabelo e ainda estimula o nascimento de novos fios e o crescimento dos já existentes. Quanto ao grau de resultados, é possível ter uma melhora significativa nas quedas de cabelos mais recentes e de evolução mais lenta, com excelentes resultados principalmente nas mulheres.

Como funciona a intradermoterapia?

O tratamento é realizado por meio de agulhas finas que penetram na pele e injetam medicamentos para cada finalidade específica.

Objetivos da intradermoterapia

Esse método é capaz de estimular o tecido que recebe os medicamentos tanto pela ação da punctura (mecânica) quanto pela ação dos fármacos.

Apregoa-se que sua vantagem é evitar o uso de medicação sistêmica.

Utiliza-se principalmente para:

  • Corpo: tratamento de gordura localizada, celulite, estrias e flacidez;
  • Face: flacidez (ex.: “lifting” facial), revitalização (ex. fatores de crescimento e micronutrientes) e hidratação profunda (ex. ácido hialurônico de baixa densidade);
  • Capilar: tratamento da calvície ou alopecia.

Recomendações para o paciente

Para um melhor resultado do tratamento, recomenda-se que o paciente tenha uma alimentação balanceada, ingira bastante água e realize atividades físicas regularmente.